segunda-feira, 28 de março de 2011

Reciclar com Tinta em Spray



A ideia de pintar objectos com tinta em spray, surgiu quando eu comecei a olhar de lado para os candeeiros das mesinhas de cabeceira do nosso quarto. Apetecia-me ter uns diferentes (sei exactamente aquilo que quero), mas são um bocadinho caros.
Depois pensei um bocadinho, e reparei que candeeiros de mesa não me faltam cá em casa, temos pelo menos uns oito. Ora então, fui comprar uma lata de spray efeito cromado para pintar uma base de candeeiro, e o «bichinho» fez com que agarrasse em mais alguns objectos para cromar também.

Já era noite (mas quando apetece, faço na mesma), e já nem via bem, mas desatei a sprayar tudo (mas antes limpei as peças para as desengordurar, e isolei as partes que não queria pintar).


Já tinha começado, quando me lembrei de um prato que estava guardado no armário.

Este é o candeeiro pintado a spray. Do outro lado, coloquei uma candeeiro com abat-jour diferente, e joguei com esse contraste para criar um look masculino para a mesa do meu marido, e outro bem mais feminino para a minha mesa.







O pratinho de vidro está agora na entrada e serve para pousar as chaves, o relógio, etc.


A peça em barro, foi-me oferecida uma vez. É uma peça artesanal sueca, mas eu não gostava muito dela e já tinha pintado o aro em volta. Fiquei decepcionada com o resultado e ia deitá-la fora (juro). Mas agora, pintadinha assim de prateado, achei-a linda e estou a pensar montar uma composição em que ela faça parte :)



Lembrei-me que esta ideia pode ser muito útil para renovar objectos, ou quando nos oferecem aqueles passarinhos de louça muito kitch, ou molduras feias e de má qualidade. Cromados, ficam logo mais chiques, hihi :)

38 comentários

  1. Ficou óptimo! Tens mesmo jeito para estas coisas!

    ResponderEliminar
  2. Ficou giro :)

    Pequenas mudanças dá logo outro aspecto :))

    ResponderEliminar
  3. Sim senhora ficou muito giro! Deste um novo look ao teu quarto! Gostei muito da cabeceira da cama ( não sei se é assim que se chama).Também foste tu que idealizaste?

    ResponderEliminar
  4. Rita, obrigada!

    Especialmente Gaspas, é verdade não é? E apenas gastei o valor do spray, que ainda sobrou para mais umas coisitas ;)

    Tânia, obrigada! Sim, a cabeceira de cama foi desenhada por mim. Comprei aquele material ao metro e fiz com o meu marido uma estrutura em madeira. Já a fizemos há 6 anos e ainda gosto muito dela ;)

    ResponderEliminar
  5. Pequenas... GRANDES... mudanças!

    Gostei!

    Beijokas e boa semana

    ResponderEliminar
  6. Ficou muito bonito! E ainda me deste umas ideias... o meu marido anda para li com uma mota (cancro é o que eu chamo aquilo)que nem sequer é dele... e comprou um spary igual a esse mas para altas temperaturas. O efeito deve ser o mesmo.

    Ficou muito bem!
    E gostei muito da colcha do cadeirão.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Carla,
    Sempre tive receio de experimentar essa técnica, mas estou a ver que resulta, e muito bem !

    Ficou tudo com um aspecto mais moderno e melhor.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Fantástico! Estou mesmo com vontade de experimentar fazer algo do género em algumas pecinhas lá de casa ;)

    ResponderEliminar
  9. ficou muito legal...
    realmente, tinta spray faz milagres, não???
    comprei uma branca e um suporte de talheres tornou-se um suporte para colar...
    bjks

    ResponderEliminar
  10. Sim senhora, ninguém diria que uma latinha de spray poderia mudar tanto as coisas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá Carla!

    Estou de queixo caído, delicio-me com estas transformações e tens uma capacidade enorme para fazê-lo, também levantaste uma questão, as das mesas de cabeceira, o facto dos dois lados não terem de ser iguais, nunca me lembrei disso e faz todo o sentido.

    Tenho aqui umas mesas de cabeceira que ando doida para as transformar, gostava de pintá-las, mas não dá por que não são em madeira, é um folheado branco, que com o passar do tempo está a estalar e alguns bocados do tal folheado estão a lascar.
    Lembrei que poderia forrar com tecido, ao menos as gavetas.

    O ideal era uma mobília de quarto, mas...quando há filhos e o orçamento é curto, temos de manter o que há.

    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  12. olá venho muitas vezes aqui espreitas, só não reparei qual é o spray e onde compras
    ~jinhos
    xana

    ResponderEliminar
  13. Também já pintei umas peças assim. As tuas ficaram muito giras. Gostei do quarto ;).
    Bj

    ResponderEliminar
  14. Adorei ficou muito melhor assim, volta e meia também me dá na cabeça e vou comprar umas latinhas de spray e modifico umas coisitas..
    beijocas grandes

    ResponderEliminar
  15. também estou estupefacta! :) já tinha pensado nisso, mas nunca pensei que resultasse tão bem... estou a ver que muita coisa vai mudar aqui em casa... LOL. Ando danadinha para ter varões cromados :). Depois tb mostro.
    Ah, e gosto muito do teu quarto! tem um aspecto muito tranquilo :)

    ResponderEliminar
  16. Ficaram lindíssimas as peças...

    Já agora: a tinta aderiu bem ao prato??

    bjocas e parabéns pelo trabalho!

    ResponderEliminar
  17. libelinha, eu também só tinha experimentado uma vez naquela moldura grande que serviu de quadro para as bijutarias...

    Patrícia, de facto, o meu marido não ia gostar de ver uma mesa de cabeceira toda «pipi» do lado dele... Podemos jogar com contrastes e avaliar pelas experiências, se as peças se conjugam ou não ;)
    Eu também gostaria mais de ter uma mobília nova, diferente e sem aqueles puxadores dourados... mas isso seria um capricho muito caro para mim. Por agora esta mobília vai servindo muito bem.

    Artes da Xana, obrigada pela tua visita! Este spray tem efeito cromado e eu comprei-o na Leroy Merlin. É a embalagem pequena, e deu para estas peças e ainda sobrou. (Sem contar que levaram várias demãos)

    Baunilha, este spray pode ser aplicado em metais, vidro, madeira e plásticos pintáveis, mas não resiste á limpeza nem á fricção... não garanto que com o decorrer do tempo, a pintura resista á passagem das argolas. Mas se for cortinado de alças ou daqueles com uma baínha de enfiar, já resiste ;)

    Goldie, obrigada! Atenção que os materiais devem ser muito bem desengordurados. Qualquer vestígio de gordura vai afastar esta tinta. Adere muito bem no vidro, mas temos de ter em conta que a pintura não resiste a produtos de limpeza nem fricção. Limpezas posteriores, só com o paninho do pó!

    Atenção, eu estou a falar das especificações desta marca em particular (Dupli-Color). Existem outras marcas que servem para serem usados no exterior, e que até resistem a altas temperaturas (automóveis, aquecedores a óleo). Este não tem essas características, destina-se apenas a ser um multi-usos doméstico para efeitos decorativos.

    ResponderEliminar
  18. Bem... que ideia optima. Primeiro porque nos permite reutilizar objectos que nao gostamos assim muito e outros que andam escondidos em armarios so para nao termos que nos cruzar com eles. Depois, ao ser em sray é super facil. O prata é sem duvida uma cor que esta na moda e chique chique. Aquelas pecinhas com um ar "relezinho" ficam logo na moda. Muitissimo obrigado pela dica.....
    As tuas peças ficaram linnnddas!!! adorei a jarra!!!

    ResponderEliminar
  19. E parabéns, gostei muito do resultado.
    A tinta spray faz milagres :)

    marta

    ResponderEliminar
  20. Adorei a tua ideia, por acaso já tinha pensado fazer o mesmo com uns objectos mas para o meu terraço e em preto.
    Gostaria de te perguntar de que é feita a tua cabeceira de cama porque adorei a textura (vista ao longe!).
    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Oi!uma lata de tinta faz milagres!!!
    Adoro mudar tudo por aqui:)
    O post sobre a sua casa linda e maravilhosa sai amanhã ou depois, tá.
    Sabe as letrinhas que vc gostou? Então elas vieram ai sa sua vizinha Itália rs, minha cunhada trouxe no final do ano. Aqui no Brasil tem mas eu ainda não achei, queria mais 4 letras para escrever HOME rsss
    Beijos e um ótimo dia para vc

    ResponderEliminar
  22. Carla que óptima ideia que me deste.

    Tenho algumas peças (lindas!!!) que não sabia o que fazer com elas para não as despachar vou experimentar pintar a ver como ficam.

    Adorei o teu quarto!:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Frutinha, é não é? Aquelas peças muito foleirinhas ou relezinhas como tu muito bem disseste, são as ideais para experimentar. Depois podemos experimentar noutro tipo de coisas, só para mudar o visual ;)

    Marta, :) Aquele pratinho foi mesmo um milagre!

    Silva, a cabeceira vê-se melhor aqui:

    http://3.bp.blogspot.com/_Q3peyN7Ys94/TD8cM4TmHWI/AAAAAAAABxc/GEkjuo14NJg/s1600/011.JPG

    É um material tipo entrelaçado de palhinha (mas sintético), que eu comprei há uns anos no Park dos Tecidos.

    Fabiana, também já vi que adora mudar tudo, fiquei maravilhada com algumas peças de sua casa. Maravilhada e inspirada ;) Aqui é muito difícil arranjar letras bonitas. Normalmente só consigo no Ebay.
    Vou aguardar ansiosamente pelo post :)

    Formiguinha, depois quero ver as tuas peças «lindas» :) Pode ser que até me dês mais ideias de coisas que eu ainda não me lembrei de «embelezar»

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Olá Carla.
    Eu cá também sou adepta dos sprays. Tudo o que não gosto ou porque me apetece dar-lhes um novo look, sprayzada neles.
    Tinha umas matrioskas de madeira dourada, que ficaram brancas e mais frescas. Uns puxadores na cozinha com um dourado horrível que até arrepiava, tirei-os dos armários espetei-os num cartão e levaram um banho de spray cromado fosco. Ficaram supimpas com os armários brancos.
    E como tu dizes e bem, passados uns 6/7 anos, a limpá-los semanalmente com "cilit bang" ou semelhante, noto que em alguns sitios os de maior uso, a tinta já começa a falhar. Qualquer dia terei de dar-lhes um novo banho de spray.
    Agora, será que tenho de retirar a tinta restante antes da nova aplicação?
    Se não gostas dos teus puxadores do quarto, fica a dica.
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
  25. Muito obrigada pela resposta ;)
    Tenho lá duas peças brancas mas que não ficam bem onde as quero ;p por isso talvez vá pegar na tua sugestão ;)

    bjocas

    ResponderEliminar
  26. òptimas ideias. Gosto muito do teu quarto. Como alguém disse transmite muita paz e serenidade. E gosto sobretudo dos pormenores diferente e que o personalizam tanto.
    Beijinhos e um dia feliz :)

    ResponderEliminar
  27. Marta, estou a ver que já tens experiência nisto dos sprays ;)

    Em relação aos teus puxadores, se fosse eu, desengordurava-os muito bem, e dava-lhes outra camada, e mais nada.
    Em relação aos meus puxadores, já me tinha passado isso pela cabeça, porque mudá-los não dá: são embutidos. Poderia pintá-los de prata, mas não sei, tenho medo que fiquem estragados...
    Não é que tenha grande amor á mobília (não tenho mesmo), mas tenho receio que fique mal, que não agarre bem, sei lá. Um dia que me desfaça da mobília, será para dar ou vender a alguém, por isso não queria estragar nada, entendes? Ainda não é um tema que me faça comichão, por isso vão ficando :)
    E obrigada pelo teu comentário ;)

    Goldie, dá-lhe spray! Depois mostra ;)

    luarte, obrigada! Antes tinha umas cores mais arrojadas, vermelhos... Olha, cansei-me e mudei tudo, só tinham sobrado os candeeiros. Pegando em peças que tinha pela casa, consegui mudar as mesas de cabeceira sem gastar dinheiro (só no spray). O meu marido gosta destes orçamentos assim ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Carla, o spray adere a qualquer superfície?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, não adere em tudo. Por ex. em plásticos é difícil, e deve ser usado um primário próprio (também em spray). O problema é que nem sempre se encontra o tal primário cá em Portugal...

      É importante que as superfícies estejam muito bem desengorduradas, e se puderem ir á máquina de lavar loiça, melhor. Qualquer dedada vai repelir e fazer empolar a tinta.
      De resto, em madeiras e cerâmicas não tenho tido razão de queixa. Atenção que depois os objectos apenas devem ser limpos com um pano seco, e não lavados.

      Espero ter ajudado!

      Eliminar
    2. Eu tinha pensado numa superfície metálica por cima da lareira, mas se calhar não vai suportar o calor...

      Eliminar
    3. Nas grandes lojas de bricolage, na secção de sprays,podes encontrar um spray específico para altas temperaturas, como aquecedores a óleo. Não têm é tanta variedade de cores... mas são específicos para superfícies muito quentes ;)

      Eliminar
    4. Obrigada pela dica!=P
      Queria tirar o dourado que está por cima da lareira. Se resultar vai se uma maneira bem económica de solucionar a coisa.

      Obrigada

      Eliminar
  29. Olá Carla

    A minha ideia é pintar a parte metálica da lareira. A tua dica ficou-me na ideia.

    Vi no Continente um spray de altas temperaturas para automóvel mas não tem cromado, só prata. Bem tinhas dito que não havia muita variedade de cores. se calhar vai ficar mesmo prata.

    Obrigada, vais salvar a lareira mais feia de Portugal.=P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E já espreitaste na Leroy Merlin? Pode ser que encontres a cor que procuras, mas atenção: o spray cromado não fica mesmo cromado como vemos nas tampinhas... fica mais prateado.

      Vamos lá salvar um patinho feio :) Bons trabalhos, depois quero ver tudo!
      Beijinhos

      Eliminar
  30. Andava à procura de informações sobre como pintar com tinta de spray e descobri este teu post. As peças ficaram óptimas, parece que foram compradas assim!
    Já alguma vez experimentaste pintar com spray caixas em cartão? Tenho umas caixas em papel e metal (cantos e as pegas) e gostava de pintar tudo. Será que fica bem?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!
      As caixas devem ficar boas, mas se vais manuseá-las, aconselho a ter cuidado ao roçarem noutros objectos (podem ficar marcadas e deixar marca). Também será natural que comecem a ficar com marcas de dedadas com o tempo, se utilizares cores metalizadas.

      Eliminar
  31. Que lindo seu espaço,ótima idéia :-)
    estou compartilhando aqui
    Forte abraço Willian mdf artesanato

    ResponderEliminar

© Blog Hello You . All rights reserved.
Blogger templates by pipdig